Brasil e Mundo

Eleições da OAB

Dr. Gustavo Bastos

No  mês de novembro de 2021 será realizada as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil na qual serão eleitas as chapas das seccionais em cada estado do pais, além do Distrito Federal.

As seccionais são responsáveis por exercer as funções atribuídas ao Conselho Federal dentro de sua unidade federativa. Cada seccional possui subseções com objetivo de cumprir as finalidades da OAB dos seus estados.

As chapas eleitas nas seccionais elegem o presidente e integrantes do conselho federal do OAB que tem a função de zelar pelo cumprimento da Código de Ética da Advocacia e lutar pelos interesses da classe.

A OAB, criada em 1930,  é uma das instituições mais importantes do pais,  é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e a responsável pela aplicação do Exame de Ordem dos advogados além de  fiscalizar, representar e defender o exercicio da advocacia.

A advocacia se configura como um serviço indispensável à sociedade democrática, ou seja, sem advogado não há justiça e sua  ausência  inexiste cidadania.

A Ordem dos Advogados do Brasil é constituído por mais de seiscentos mil profissionais, com arrecadação anual de mais de um bilhão de reais, contraído através da anuidades e exame da ordem.

Para ser advogado o pretendente deve ser formado em bacharel em direito e prestar o difícil exame da ordem.

A OAB é a única entidade de classe que tem o poder de ingressar com ação de inconstitucionalidade, sem estar vinculada à questão corporativa

Ao logo a história a OAB vem contribuindo de forma efetiva para uma sociedade igualitária e justa. Sempre esteve na vanguarda das lutas cívicas e olhar para a sociedade.

A Ordem é mencionada 19 vezes na Constituição Federal, inclusive a necessidade de proteger o profissional., sua carreira e a instituição.

O pleito eleitoral que ocorre a cada três anos e esta marcado para o dia 16 de novembro de 2021, tem suma importância, não só para os advogados, mas toda a sociedade.

Com o intuito de informar a classe dos advogados e a sociedade interessada, o portal UMA SÓ VOZ e o canal do You Tude apresentarão as entrevistas dos candidatos a presidência do OAB do estado do Rio de Janeiro. A conferir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *