Cultura

Angeli Rose do Nascimento Recebe Medalha Chiquinha Gonzaga no Rio de Janeiro

No dia 12 de abril de 2024, a notável educadora, escritora, pesquisadora, Presidente do Instituto Cultura em Movimento (IICEM) Angeli Rose do Nascimento foi honrada com a Medalha Chiquinha Gonzaga, uma distinção de grande prestígio concedida na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Esta medalha, uma iniciativa do vereador João Mendes de Jesus, ratificada pelo presidente da casa, Vereador Carlo Caiado, e aprovada por unanimidade pelos pares da câmara legislativa, destaca personalidades femininas relevantes no apoio às causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais em âmbito nacional.

Honrarias e Reconhecimentos

A solenidade foi conduzida com a presença de ilustres membros da mesa de honra, incluindo Paulo César Gomes Ramos e Mariane Gomes Ramos, pais da homenageada, o irmão Alvimar do Nascimento, o Jornalista David Antunes e Dom Alexandre da Silva Camelo Rurikovich, presidente da Federação Brasileira de Acadêmicos de Letras, Artes e Ciências do Brasil (FEBLACA). Além disso, a presença marcante do homenageado, Angeli Rose do Nascimento, encheu o evento de significado e emoção.

Emoção e Arte em Destaque

O ambiente ressoou com o Hino Nacional brasileiro, seguido por discursos emotivos e palavras de reconhecimento. O Vereador João Mendes de Jesus expressou sua gratidão pela oportunidade de participar da solenidade, parabenizando a homenageada pelo merecido reconhecimento. Vários oradores, incluindo Sabrina Campos da Cunha (Presidente do Instituto Lutando pela Vida) e Ana Maria Tourinho , compartilharam palavras de orgulho e emoção diante da trajetória da homenageada e da importância da cultura brasileira.

Homenagens Artísticas e Musicais

Além dos discursos, a cerimônia foi enriquecida por performances artísticas. A violinista Priscila Farias encantou os presentes com suas interpretações de músicas de Chiquinha Gonzaga, enquanto Nilse Benedicto, cantora e compositora, emocionou a todos com suas canções autorais, destacando a importância das tradições e das relações familiares.

Legado e Reconhecimento Internacional

Angeli Rose é uma figura de destaque não apenas no cenário carioca, mas também nacional e internacionalmente. Com uma vasta trajetória acadêmica, ela é PhD em Letras e Educação pela UFRJ, além de possuir especializações em estudos filosóficos, belas artes e educação. Sua dedicação ao ensino se estende por mais de 35 anos, atuando como professora em cursos de graduação e pós-graduação, inclusive na modalidade EAD, onde contribui para a formação de futuras gerações de educadores.

Além de sua atuação no campo da educação, Angeli Rose é uma voz ativa na promoção da cultura e da arte. Como coordenadora do Coletivo Mulheres Artistas, ela tem liderado iniciativas que visam destacar e valorizar o papel das mulheres no cenário artístico. Sua atuação como escritora e colunista em importantes veículos impressos e digitais reflete seu compromisso em disseminar conhecimento e promover o debate sobre temas relevantes.

Entre os inúmeros reconhecimentos recebidos por seu trabalho, destacam-se títulos honoríficos como Chanceler Master e Comendadora de Excelência e Qualidade em Educação, Embaixadora da Leitura, e Embaixadora da Paz. Sua produção literária é igualmente impressionante, com a publicação de diversos livros, participação em antologias e contribuições para meios digitais.

Além de seu trabalho acadêmico e literário, Angeli Rose é uma defensora incansável do direito à literatura e da promoção da paz. Sua recente indicação para receber o Título de Cidadã de São Gonçalo e sua nomeação para o Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis são testemunhos de seu impacto e relevância no cenário cultural brasileiro.

Reconhecimento e Inspiração Contínua

A Medalha Chiquinha Gonzaga não é apenas um reconhecimento merecido, mas também um tributo à dedicação, talento e compromisso de Angeli Rose do Nascimento com a educação, a cultura e a promoção da igualdade de gênero. Sua trajetória inspiradora continua a deixar uma marca indelével nas vidas daqueles que têm o privilégio de conhecê-la e serem influenciados por seu trabalho.

Que esta celebração sirva como inspiração para continuar promovendo e difundindo a cultura brasileira pelo mundo, fortalecendo os laços de identidade e orgulho nacional.

One thought on “Angeli Rose do Nascimento Recebe Medalha Chiquinha Gonzaga no Rio de Janeiro

  • Marli Marinho

    Honrosa e justa homenagem à Dra angeli Rose! Uma grande Amiga e apoiadora da arte e Cultura. Destaco sua Presidência no Instituto Internacional Cultura em Movimento e Coletivo Mulheres Artistas dos quais sou membro. Que tarde emocionante na Câmara de Vereadores da cidade do Rio de janeiro! Um grande abraço e que venham mais realizações a esta Pessoa maravilhosa!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *