Literatura

A vida e suas duas opções – Zilda Pires

A maior bênção que um ser humano recebe é a vida, é um enigma, o qual vem do Ser Superior.

Quando analisamos o processo da vida, desde a fecundação, gestação, parto normal e desenvolvimento do ser humano em todas as suas etapas evolutivas, ao envelhecimento e a morte é um encantamento incomparável aos feitos até então realizados pela a inteligência do homem!

Toda a caminhada da vida merece ser vivida e apreciada, e não por ela apenas passada. Em cada etapa existe um significado, uma importância que ao longo da estrada percorrida na viagem da vida vai sendo acumulada . Ao chegar a velhice ou o que se chama de melhor idade. Até ,pode ser correto o termo, dependendo do enfoque apresentado. Após certa idade as pessoas não almejam tantas conquistas. Já construíram o que tinham que construir, ou seja o mais importante ou necessário para a sua vida. Formou-se uma família ,profissionalmente está estabilizado, tem garantido para o seu sustento. Quem com a idade avançada ainda não conseguiu, não tem um futuro promissor! O que resta mesmo é o conformismo.


A grande experiência acumulada, ao longa das batalhas travadas, conquistas e derrotas, porém tudo é valoroso . Chega a idade do ”condor” dói, onde dói ? Dói tudo! Grande parte dos proventos vai para remédios. Tudo isto são frutos de uma das opções que a vida nos oferece.Envelhecer ou morrer jovem! A ironia do destino nós seremos um anciãozinho, tudo no diminutivo, bracinho, perninha e todos os outros inhos que são permitidos nos dicionários. Assim é uma das opções, ou será eternamente jovem ,robusto, altivo, cheio de vida, energia, ideias fantásticas . Porém, ás vezes não conseguiu realizar parte de seus objetivos. Ainda pode ter passado por esta vida em um pequeno espaço de tempo, não tendo como nada ou quase nada deixar como legado.

Então entre as duas opções que a vida nos oferece: Morrer jovem e envelhecer, é preferível ficar velho, enquadrar nos ‘’inhos “ da velhice. É uma dádiva ser comtemplado com a longevidade. Provérbio, o velho vive do passado É claro ele construiu este passado, contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. Se fala do passado porque tem conhecimento de causa e efeito.

O legado o qual podemos absorver em uma conversa com pessoas idosas, é uma riqueza de informações que muitas das vezes não são encontradas em registros escritos.

Louvadas são as pessoas agraciadas com a longevidade, não é privilégio de todos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *