Brasil e Mundo

Conscientização, aceitação e respeito.

David Morais

       No último dia 02 de abril foi celebrado o dia mundial de conscientização do autismo. Sou autista e TDAH. Diagnosticado tardiamente. Mais precisamente no ano passado depois de um longo tempo de acompanhamento psicológico. Sou nível 1 a 2 de suporte,popularmente chamado de ” leve” a “moderado”.
     Dessa forma, atualmente entendendo que o autismo sempre existiu na minha vida. Não sendo uma doença e sim uma condição do neurodesenvolvimento. Por outro lado, vale dizer que as limitações do autista adulto são várias em função das comorbidades associadas como depressão, ansiedade generalizada, distúrbios do sono, dentre outras.Tendo em vista, a falta de suporte na infância e adolescência.
     Indubitavelmente, é importante garantir direitos da pessoa autista como a carteira de identificação, cordão de girassol, atendimento prioritário, assistência social, BPC Loas, redução da carga horária sem compensação de horário tanto para servidor com deficiência quanto para genitor(a) de criança com deficiência, possibilidade de trabalho home office, dentre outros.
    Categoricamente , chamo a atenção para a necessidade do fomento de mais políticas públicas , por parte do Poder Público, de saúde mental voltadas para a pessoa com deficiência.Visando a conscientização, aceitação e respeito.
    Garantindo políticas de assistência social, direitos humanos, educacionais e de  saúde com acesso ao diagnóstico,  medicamentos, equipe multidisciplinar com profissionais qualificados:fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, neurologistas,psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, psiquiatras e outros.
    Igualmente, ofertando intervenções e tratamentos adequados. Além de criação de centros de inclusão para a pessoa com deficiência. Não apenas para crianças e familiares que precisam de acompanhamento. Mas também, para adolescentes e adultos no sentido de proporcionar uma maior autonomia e qualidade de vida.

 

Antonio David Filho da Silva ( David Morais ). Autista e TDAH. Militante da UNEGRO MA. Membro Fundador da Academia de Letras de Santa Inês MA. Um burilador de palavras. Defensor dos direitos humanos. Militante das causas étnico-raciais; educacionais ,da pessoa com deficiência e das diversas causas sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *