Brasil e Mundo

Nova Estratégia Contra Epidemia de Roubo de Celulares Mostra Resultados Promissores

Em meio à epidemia de roubo de celulares que assola o Brasil, uma nova estratégia surge como uma luz no fim do túnel. Na busca por soluções eficazes, Recife capital do Estado de Pernambuco encontrou uma saída inovadora para rastrear e recuperar aparelhos que, até então, pareciam perdidos para sempre.

O cerne dessa nova abordagem é o Alerta Celular, um sistema que visa combater o crescente número de roubos de dispositivos móveis no país. Com uma simples ação de cadastramento, os proprietários de celulares podem agora contar com a possibilidade real de reaver seus aparelhos mesmo após serem vítimas de roubo.

Mas como funciona na prática? Ao registrar o IMEI (número de identificação do aparelho) no Alerta Celular, a polícia ganha uma ferramenta poderosa para recuperar dispositivos roubados. Não se trata de um sistema de rastreamento, mas sim de uma importante ferramenta de apoio às investigações e abordagens policiais.

A interação entre os dados dos celulares cadastrados e as abordagens policiais é fundamental para o sucesso do programa. Quando a Polícia Militar aborda suspeitos, pode, em tempo real, verificar se o dispositivo em posse foi reportado como roubado e, assim, identificar o verdadeiro proprietário.

No entanto, para que esse processo funcione de forma eficaz, é imprescindível que os cidadãos registrem um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou através da Delegacia pela Internet, informando o IMEI do aparelho. A combinação dessas informações torna mais ágil e eficiente a recuperação dos dispositivos perdidos ou roubados.

Para fortalecer ainda mais esse programa inovador, a Secretaria de Defesa Social lança o SAC Alerta Celular. Trata-se de um canal de orientação disponível de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, via Whatsapp, onde a população pode esclarecer dúvidas sobre o sistema e concluir o cadastro.

E para aqueles que não sabem onde encontrar o IMEI de seu dispositivo, a solução é simples: basta digitar *#06# no telefone e anotar o número que aparece na tela. Essa sequência numérica também está impressa na caixa do celular, facilitando o acesso a esse dado crucial para o cadastramento no Alerta Celular.

Diante dessa nova estratégia, os brasileiros têm agora uma ferramenta poderosa para proteger seus dispositivos e recuperá-los em caso de roubo. Ao se cadastrar no Alerta Celular, cada indivíduo contribui não apenas para a própria segurança, mas também para o combate a um dos crimes mais recorrentes no país.

Resultados também do Piaui

Com o auxílio do setor de inteligência, a polícia do Piauí implementou um inovador programa de computador voltado para a análise e organização das informações provenientes dos registros de furtos e roubos. Em colaboração com o Judiciário, foi estabelecido um procedimento que dispensa a abertura individual de casos, permitindo que uma única investigação abarque centenas, até milhares de dispositivos. Esse avanço tem agilizado significativamente o acompanhamento dos destinos dos celulares após serem subtraídos de seus legítimos proprietários.

Através de um extenso banco de dados, que inclui o IMEI – identificador único de cada aparelho, a polícia consegue rastrear com precisão a localização de cada telefone e identificar seus portadores. Esse feito é viabilizado mediante obrigação legal das operadoras de telefonia em fornecer, por determinação judicial, todas as informações referentes aos usuários que ativaram uma nova linha em dispositivos registrados como roubados ou furtados.

Agentes policiais realizam diligências domiciliares para notificar aqueles que não responderam às intimações, intensificando assim a busca por celulares subtraídos, inclusive por meio de blitzes de trânsito, onde os aparelhos são selecionados.

Além disso, o mapeamento realizado por acordos de estabelecimentos que adquirem dispositivos adquiridos para posterior revenda em Teresina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *