Reunião Comemorativa do Instituto Internacional Cultura em Movimento – IICEM no Clube Monte Líbano, Rio de Janeiro

No dia 1º de dezembro de 2023, o tradicional Clube Monte Líbano, localizado no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro, foi palco da Reunião Comemorativa do Instituto Internacional Cultura em Movimento – IICEM. A Presidente Prof.ª Dr.ª Angeli Rose foi a anfitriã da noite marcada por celebrações, homenagens e reflexões sobre as realizações do ano cultural de 2023.

A Presidente Prof.ª Dr.ª Angeli Rose recebeu calorosamente os membros do IICEM em um ambiente alegre e pleno de cultura. A programação incluiu apresentações musicais, exposição de obras artísticas, entrega das prestigiosas Outorgas Dr. Honoris Causa, além das ilustres Comendas Euclides da Cunha, Câmara Cascudo e Millôr Fernandes. Destaque especial foi dado às personalidades de renome, membros do IICEM, que são referência nacional e internacional no ano cultural de 2023.

A Presidente Prof.ª Dr.ª Angeli Rose enfatizou o crescimento significativo no número de membros do IICEM neste ano corrente, ressaltando as diversas conquistas ao longo do período. Um dos feitos proeminentes foi o Projeto Efemérides, uma iniciativa singular em homenagem a Euclides da Cunha, Câmara Cascudo e Millôr Fernandes, que alcançou grande sucesso entre os participantes.

No decorrer do célebre encontro, membros presentes receberam o Certificado Eco Social em reconhecimento às suas ações e atividades no campo cultural, social e humanitário.

Angeli Rose, Maryane S. Gomes, Jorge E. Magalhães, Zeze Libardi

A Presidente destacou a participação do IICEM em diversas Feiras Literárias no Brasil e exterior, incluindo, por exemplo, Colômbia, Equador, Peru, Austrália e Inglaterra, além da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O IICEM, desde a sua criação, vem proporcionando aos membros a ampla divulgação de suas obras e conhecimento. Um exemplo são os eventos literários, em que transborda a generosidade com o artista membro, que, tem tido oportunidades de lançamentos diversos, palestras de assuntos de saber inesgotável, conhecer outros artistas e trabalhos em verdadeiro intercâmbio de ideias, ser reconhecido pelo seu mérito cultural, e, se fazer conhecer por todo o cenário mundial.

Entre as realizações de imenso sucesso em 2023, foram mencionados o lançamento das obras “Palavras Incontinentes” e a Antologia “Maria Firmina dos Reis”, ambos em parceria com a editora Cultura em Movimento. A Presidente do IICEM anunciou planos para o ano de 2024, reforçou o relacionamento fraternal entre todos, que possibilita cocriações de novos projetos inspirados nas ideias dos membros.

A Presidente também reiterou o despertar de grande interesse de artistas e personalidades do meio em participar do IICEM, aguarda que continue crescendo cada vez mais o número de pessoas talentosas e de múltiplos dons que buscam ingressar como novos membros neste grupo seleto.

O evento também prestou homenagem a membros notáveis, conferindo o Certificado Eco Social a Zélia Fernandes, Jorge E. Magalhães, Marli Marinho, Maryane S. Gomes, Alvimar do Nascimento, Zezé Libardi, Mitiko Une, Prema Shakti, Wagner Azevedo, Alcimário Junior, Noemi Coelho e Sabrina Campos da Cunha.

A Comenda Euclides da Cunha foi concedida a Sabrina Campos da Cunha e a Edmilson Sanches. A comenda Câmara Cascudo foi laureada a Mitiko Une e a Sabrina Campos da Cunha. Millôr Fernandes foi homenageado através das comendas entregues a Edmilson Sanches, Maryane S. Gomes, Zezé Libardi, Sabrina Campos da Cunha e Mitiko Une.

A noite também marcou a posse da Dra. Gisele Leite como membro efetivo e a entrega do Troféu Cultura Em Movimento – IICEM na categoria Gastronomia a Sr. Neto, dono do Buffet Brilhante – Clube Monte Líbano.

Edmilson Sanches recebeu uma série de honrarias, incluindo o título Dr. Honoris Causa, Mérito Valor Cultural, a posse como membro efetivo, além das Comendas Euclides da Cunha e Millôr Fernandes – 100 anos de contribuição.

O evento contou ainda com a palestra “O Brain Drain Maranhense na Formação Brasileira”, apresentada como parte do processo para a obtenção do título honorífico Dr. Honoris Causa pelo IICEM a Edmilson Sanches .

Sobre o Instituto Internacional Cultura em Movimento – IICEM, a Presidente Prof.ª Dr.ª Angeli Rose ressaltou sua missão como espaço de formação, debate e desenvolvimento do pensamento crítico e cultural. A organização sem fins lucrativos direciona suas atividades para eventos, cursos, palestras, editoriais, revistas científicas literárias, entre outras.

O evento foi encerrado com um jantar festivo seguido por uma animada confraternização musical e o sorteio de livros, proporcionando momentos de descontração aos participantes. Os membros trocaram obras autorais e de coautoria entre si, bem como autógrafos. Os momentos finais foram abundantes em dança, aplausos e brinde com espumante e bolo natalino!

Para mais informações, entre em contato com o IICEM pelo e-mail: contato@culturaemmovimento.org e siga no Instagram @iicem2023. You Tube: Inst. Inter. Cultura em Movimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *