Brasil e MundoBusinessEmpreendedorismo

Imperatriz da Arquitetura: Mica é a carioca que pretende usar a tecnologia em Metaverso para a preservação da história das cidades

Imperatriz da Arquitetura: Mica é a carioca que pretende usar a tecnologia em Metaverso para a preservação da história das cidades
O  7° Encontro Mica, é uma convenção internacional (Mica Convention), criada pela arquiteta que já rende o título de imperatriz da arquitetura por construir a maior estrutura de eventos que debatem assuntos ligados à área da construção e propõe apresentar mais uma tecnologia em favor do homem, com a demonstração de realidade virtual para exposição de cidades turísticas através do METAMICA, num ambiente que imita o espaço físico, onde participantes terão demonstrações com o óculos de realidade virtual e acesso ao Metaverso de qualquer lugar do mundo.
Tecnologia aliada à preservação do patrimônio histórico. Este será um dos temas atrativos para arquitetos, engenheiros, designer, entre outros profissionais do ramo de construção, que atuam no Vale do Café, e que prometem marcar presença no 7° Encontro Mica. O evento este ano terá como tema “Transformando Lugares e Aproximando Pessoas”, e acontece nos dias 21 e 22 de março, das 8h às 18h, no espaço EXC Rio, Jockey Club, Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. 
Michelle Beatrice com Isabel Rocha, aposentada do IPHAN, dirigiu o escritório técnico de Vassouras por quase 40 anos.
A iniciativa, que vem fazendo sucesso entre profissionais da área, ganha mais reforço com o palco sustentabilidade e metaverso criado exclusivamente para participantes do Brasil e exterior.
A abordagem tecnológica é citada pela ex-servidora do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Isabel Rocha, como uma grande oportunidade para debates sobre as inovações técnicas, a infinidade de opções e recursos tecnológicos que podem ser utilizados na preservação do patrimônio histórico.
Ela cita como exemplo o Centro Histórico de Vassouras, cidade do Sul Fluminense que, na opinião dela,  carece de inovações técnicas construtivas, aliadas a recursos da vida moderna. “O tombamento não congela, embutir a rede elétrica, por exemplo, é preservar a memória, com modernidade sem esquecermos o passado”, completou, Isabel, ressaltando que a modernidade, porém, não pode e não deve “poluir” o cenário histórico.
– Digo sempre as pessoas, calma a tecnologia, em breve, vai criar soluções para os diversos casos de construções antigas que carecem de reformas e, sobretudo, tecnologia avançada, como é o caso, das antenas de TV que foram substituídas por cabos – completou Isabel, lembrando que o Mica é o evento ideal para buscar estas soluções.
Aliás, o Encontro Mica foi criado, justamente, para gerar experiência, network e conexões a profissionais de arquitetura, engenheiros, designers, fábricas, fornecedores, lojistas, e profissionais liberais, além de instituições, órgãos e associações das áreas. E para o Vale do Café essas contribuições podem significar o aprimoramento de arquitetos, aliados à tecnologia moderna e contemporânea.
– Nossa região é rica em formação de profissionais desta área, que aliadas ao urbanismo abre um leque de possibilidades. O restauro é uma delas, a reforma para adaptação de casas antigas, em novas unidades de uso, paisagismo, a utilização de energias mais duráveis e sustentável, como a energia solar, redes de comunicação a cabo, entre outras infinitas opções de modernidade adaptando o contemporâneo – completou Isabel.
MICA
Michelle Beatrice Fernandes, arquiteta e Urbanista, idealizadora do Mica, também ressalta a importância da tecnologias transformando e adaptando cidades, entre elas, as históricas, às necessidades dos seres humanos. “Temos que ter um novo olhar para as cidades históricas, fazendo com que o ser humano consiga usar o recursos tecnológicos a teu favor, sem que a história se perca”, completou.
Michelle chama atenção ainda para a inovação na arquitetura permitindo a sustentabilidade e acessibilidade, adaptando as cidades históricas para um novo olhar: do turismo e requalificação dos centros urbanos. “É usar a tecnologia a nosso favor”, disse, apontando ainda o Metaverso, expondo cidades em um universo mais amplo, até mesmo fora do país.
Booking.com
– Mas como fazer isso? Bom, este é um dos nossos pontos abordados, mostrando ao profissional que pode se criar uma cidade em Metaverso fora do âmbito da própria cidade, voltada para o turismo, para um cenário fora do Brasil, dando visibilidade a estas localidades e gerando negócios e turismo, com grande alcance – concluiu.
O Mica deverá reunir 100 palestrantes e dois palcos simultâneos em uma área de 1.400M² de construção de estandes e showroom, no Jockey Clube. A estimativa é de pelo menos duas mil pessoas circulando pelo evento que vai reunir arquitetura moderna com representantes ligados a tecnologia, arte, cultura, experiências imersivas em metaverso, especialistas em diversos ramos, expositores virtuais e físicos, galeria de arte, sustentabilidade e painéis temáticos.
Michelle Beatrice, considerada a Imperatriz da arquitetura carioca, palestrando no VI ENCONTRO MICA(2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *