Brasil e MundoBusiness

Deficientes físicos x empreendedorismo? (parte 2)

Deficientes físicos x empreendedorismo? (parte 2) – Luciana Marques

          Na coluna anterior, conhecemos uma parte do universo relacionado aos portadores de deficiência física; conferindo as vantagens do empreendedorismo para os deficientes físicos e empreendedores que desejam contratá-los. Acompanhamos também alguns dos meandros que compõem essa fatia do mercado. Hoje, iremos descobrir cinco aplicativos que poderão ajudá-los nos aspectos profissional e pessoal. Vem comigo e fique por dentro!


       O eSSENTIAL Accessibility é uma tecnologia assistiva para computadores pessoais que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, de usar o teclado ou de ler na tela. Na realidade, funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, facilitando, por exemplo, que o usuário controle o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, dentre alternativas para mouse. O navegador pode ser baixado gratuitamente nos sites das empresas da coalizão eSSENTIAL Accessibility.


     O Seeing AI, é um aplicativo pensado para pessoas com deficiência visual, é capaz de reconhecer moedas e cédulas, ler textos, distinguir cores, reconhecer amigos, emitir sons diante de certas situações, entre muitas outras funcionalidades. Ou seja, um salva- vidas. Ele pode ser baixado por usuários de iOS na App Store.


   

O Hand Talk, foi eleito melhor aplicativo do mundo na categoria Inclusão Social em concurso promovido pela ONU em 2013. Esse aplicativo garante acesso a pessoas com deficiência auditiva. Hugo, o intérprete virtual do Hand Talk, traduz texto e áudio para Libras – a língua brasileira de sinais –simultaneamente. O download está disponível para sistemas iOS e Android. Também possuí versão desktop para empresas.

   Telapatix: Esse aplicativo atua como um alfabeto, permitindo que pessoas que não conseguem falar ou que apresentem limitações de movimentos se comuniquem com mais facilidade. É possível inclusive, escrever no aplicativo apenas com o piscar dos olhos. O TelepatiX tem versões gratuita e paga e encontra-se acessível para smartphones com sistema operacional Android.  Wheelmap: Não sabe se o destino planejado é acessível para cadeirantes? Elaborado em mais de 20 idiomas, ele é um mapa de acessibilidade de locais públicos em inúmeros pontos do mundo. Os próprios usuários colaboram inserindo novas informações ou atualizando as existentes. É possível, até mesmo descrever quais os problemas de acessibilidade apresentados pelo lugar em questão. Possuí versões para desktop, Android e iOS. Finalmente, podemos perceber que grande parte da atenção aos deficientes físicos como um todo, encontra-se concentrada na esfera tecnológica, requerendo muito ainda da tradicional atenção humanizada, sobretudo de forma mais atenciosa, em determinadas empresas. A deficiência muitas vezes não se limita a uma via de mão única, por isso, vamos enxergá-los?

Luciana Marques
Marketing Consultating e escritora
Instagram: llucianamc10_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *