Ceará: história, cultura e maravilhas naturais em um só lugar

        O estado do Ceará é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil. Situado no Nordeste do país, o Ceará é conhecido pela beleza de suas praias, gastronomia e por ilustres talentos culturais na área da música, literatura e do humor. A jangada de pescadores é um dos maiores símbolos do estado.

       A capital Fortaleza é a maior cidade do Ceará em população e a sexta mais populosa do Brasil. Fortaleza é a quarta cidade que mais recebe turistas no país.

       Dentre inúmeros pontos turísticos da cidade de Fortaleza, a Feirinha da Beira-Mar se destaca como passeio obrigatório. Polo de Artesanato e gastronomia típica, os valores são razoáveis e produtos são de qualidade. Rendas de bilro e garrafinhas de areias personalizada são uma boa pedida. A simpatia dos vendedores é um destaque! 

Booking.com

             A praias centrais de Iracema, Meireles e Mucuripe são atrações obrigatórias para os turistas. A caminhada pelo calçadão no fim da tarde, saboreando um sorvete de cajá ou graviola da sorveteria “50 Sabores” na Av. Beira mar é imperdível!

            Imperdível também é o passeio de barco ou veleiro na orla de Fortaleza, principalmente no final da tarde. O por do sol de Fortaleza é indescritível. Os veleiros saem da famosa Praia do Mucuripe e percorre a orla do Meireles e Iracema, e contorna o navio encalhado Mara Hope.

            A praia do Futuro é a mais frequentada pelos moradores de Fortaleza e vale apena tirar um dia para relaxar em suas inúmeras barracas. Cada barraca tem a sua característica, as mais frequentadas são a Crocobeach, Chico do Caranguejo, Vira Verão e outros que oferecem estrutura enorme como piscinas e restaurantes da melhor qualidade.

TURISMO NO INTERIOR

            O turismo no interior do estado do Ceará também é rico em beleza e diversidade, incluindo paisagens naturais, praias, parques, reservas ecológicas, sítios arqueológicos, museus, cidades históricas e muito mais. Canoa Quebrada conhecida por suas falésias coloridas, praias de areia branca e águas cristalinas. A badalada Jericoacoara, considerada um dos melhores destinos de praia do Brasil. A religiosa Juazeiro do Norte e sua imponente devoção a Padre Cicero.

            Destacamos a praia de Águas Belas localizada no município de Cascavel, situada a 65 km da capital Fortaleza, é a praia mais procurada no mundo para a pratica de Kitesurfe Águas Belas é um paraíso onde presenciamos o encontro do rio Mal Cozinhado com o mar.

     Na cidade de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, o monumental Beach Parck traz o título de maior parque aquático da América Latina. Um complexo de resorts, hotel e restaurantes, além do parque que possui 18 atrações para crianças e adultos. Um exemplo de organização e entretenimento certo. Quem visita o Beach Parck não percebe o tempo passar, leva consigo momentos que ficam na memória.

Booking.com

TURISMO CULTURAL

Renderias do Ceará

            A Renda de Birlo é o artesanato típico do Nordeste brasileiros e tradicional no Ceará. É um trabalho feito com fios de algodão ou de sisal, que são tingidos de vários núcleos e entrelaçados para formar desenhos e padrões.

 As rendas são valorizadas por serem arte delicadas e belas. Elas são feitas de forma artesanal, o que torna peças únicas e muito procuradas por colecionadores e apreciadores de arte manual.

As rendas de bilro têm uma grande importância cultural para o estado do Ceará e são um símbolo da sua tradição e da sua riqueza artística. Infelizmente a transmissão da arte de mãe para filha está acabando por falta de incentivo aos jovens.

Culinária

            A deliciosa culinária do Ceará é obrigatória no roteiro de todo turista, elencamos as principais comidas típicas do estado, veja:

  • Cuscuz de tapioca: é um prato feito com tapioca granulada, que é cozida e depois misturada com frutas, frango ou carne seca
  • Baião de dois: é um prato feito com feijão branco e arroz, temperado com queijo coalho e manteiga.
  • Carne-de-sol com macaxeira: é um prato feito com carne-de-sol, que é carne bovina seca e defumada, servida com macaxeira cozida.
  • Cajuína: é uma bebida típica do Ceará feita com caju, água e açúcar;
  • Quentão: é uma bebida quente feita com cachaça, açúcar, especiarias e frutas, como laranja e canela.
  • Cachaça de alambique: é uma bebida típica da região feita com cana-de-açúcar e produzida em alambiques artesanais.

É claro que não pode deixar de deliciar o caranguejo, a lagosta, as castanhas de cajú e as deliciosas rapaduras enquanto estiver na região. Esses pratos típicos são verdadeiras iguarias e uma ótima maneira de experimentar a culinária local. Não deixe de experimentar também outras especialidades, como o peixe grelhado e as frutas tropicais frescas. São opções deliciosas e uma ótima maneira de mergulhar na culinária local e na cultura da região.

            O Ceará é um destino completo, com opções para todos os gostos e orçamentos. Se você planeja uma viagem para o Nordeste do Brasil, não deixe de incluir o Ceará em sua lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *